Sem Gravidade Podcast
Lifestyle • Comedy • Writing
Pesado nas idéias e leve nas palavras
Interested? Want to learn more about the community?

Learn more first
Para PODCASTERS (presentes e futuros)

Parece que foi ontem, mas nosso pequeno podcast, o Sem Gravidade completará seis meses de vida no dia quatro de dezembro. Começamos do zero sem saber exatamente como graver, como editar ou mesmo produzir e divulger um podcast. A única coisa que sabíamos é que queríamos falar. Temos um post em nossa comunidade do Locals que explica bem esse início e você pode chegar lá clicando aqui.
Nestes seis meses, aprendemos muito sobre podcasts, gravação e edição de audio e escrevo este artigo para compartilhar um pouco. São dicas de execução rápida, mas que fazem grande diferença no resultado final. Vale para quem quer começar ou quem já começou o podcast e quer dar um incremento na qualidade. Sem mais delongas:

Gravação

Existem várias plataformas pagas e online para gravar seus programas. A melhor opção é gravar todo mundo na mesma sala e cada um com seu microfone, mas realísticamente, a maioria dos podcasters grava online. Esse é o caso do Sem Gravidade. Passamos um bom tempo utilizando o ZenCastr. A qualidade do audio é boa, o delay é quase inexistente, é muito fácil gravar com convidados já que funciona em qualquer celular e computador apenas com um link e ele tem redundancias na gravação que evitam que você perca o programa por qualquer tecnicidade infeliz (acontece o tempo todo).
Hoje nós migramos para o Discord e também é uma boa Plataforma, mas requer alguns cuidados:
a) Desligue o Echo Cancellation. Embora útil para evitar eco quando nem todos os participantes estão usando fones de ouvido, destrói a qualidade da gravação quando mais de uma pessoa fala ao mesmo tempo.
b) Use fones de ouvido. Isso evita eco na gravação
c) Use Noise Reduction e Advanced Gain Control com cuidado. Na maioria das vezes ajuda, mas às vezes te faz perder alguns segundos preciosos de audio porque o algoritmo entendeu que não havia uma voz ativa
d) Se estiver usando Noise Reduction e Advanced Gain Control, peça para que cada um dos participantes use o gravador do windows/celular para gravar a localmente como backup. Se der algum problema na gravação, dá pra salvar na edição
e) Utilize o bot Craig para gravar. Vira e mexe ele dá uns engasgos para começar a gravação, mas tem se mostrado bem confiável.

Edição

Existem vários softwares, mas o que nos atendeu melhor foi Audacity. E o mlehor é que é de graça!
Se você usa o Discord com o bot Craig para gravar, então terá a gravação bruta em várias faixas de audio; cada faixa para um participante. Esse é um ponto essencial para a edição. Com várias faixas, você consegue limpar trechos em que os participantes se encavalam falando juntos ou encaixar a fala de cada participante da melhor forma possível. Mas existem alguns macetes do Audacity que valem para qualquer caso:
a) Normalizar o audio
É ruim escutar um programa em haja flutuação na altura das vozes dos participantes. Pior ainda é quando de repente alguém dá um grito que explode seus tímpanos. Para evitar esse tipo de situação é que normalizamos o audio, garantindo que todos os participantes tenham a voz na mesma altura e sem nenhum pico desagradável. Você pode seguir esses passos aqui no Audacity:
I - Selecione uma das faixas (clique duplo na faixa)
II - Vá no menu Effects -> Amplify e configure assim. Ignore o valor de Amplification. O importante é que New Peak Amplitude esteja em zero.

Isto irá amplificar o volume da faixa ao máximo sem dar clipping (distorção do audio)
III – Vá no menu Effects -> Limiter e configure assim

IV – Vá no menu Effects -> Amplify de novo e coloque New Peak Amplitude para -2.0 dessa vez.
V – Por fim, dê play e observe o monitor. O ideal é que o audio esteja batendo no -6. Se passer disso, dê um CTRL+Z e repita o passo IV colocando um valor maior em New Peak Amplitude. Recomendo aumentar de um em um até obter o melhor resultado

Repita o processo para todas as faixas individualmente

b) Limpeza do audio
Essa parte leva um bom tempo dependendo do tamanho do programa e ainda não tem uma forma rápida de faze-lo. Para o programa ficar mais fluido, é interessante silenciar (silenciar é melhor que deletar) as falas de preenchimento e teste de ambiente(“ééééé“, “hummmmm“, “é queeeee“, “entende“, etc). Para silenciar um trecho, selecione aquela parte e pressione CTRL+L.
Quando mais de uma pessoa falar ao mesmo tempo, escolha o participante com a fala mais relevante e silencie o outro. É melhor perder uma das falas do que não entender nenhum dos dois
Silencie respiração. Isso acontece demais. Sempre que o participante vai pegar ar para falar, o microfone capta e isso deixa a conversa menos fluida

c) Remover silencios
Depois de fazer a limpeza do áudio, remova os silencios assim:
I – Verifique se Tracks -> Sync-Lock Tracks esteja marcado

II – CTRL + A
III – Effects -> Truncate Silence e configure assim -> OK

d) Música
Caso seu podcast use música, experimente o Effect -> Autoduck. Serve para baixar o volume no início e no fim de um trecho. Por exemplo, a música começa alta, abaixa quando as pessoas começam a falar, e aumenta novamente no fim do bloco. Um detalhe importante para o Autoduck é que só funciona se o audio selecionado estiver na trilha acima da trilha com as vozes.
e) Organização
Estabeleçam uma rotina para a edição em passos. Quanto mais você automatizar a edição, mais tempo sobrará para o conteúdo. Organizem também seus projetos. Criem uma faixa para música de fundo e outra para efeitos sonoros. Se seu podcast tiver introdução e fechamento, mantenha o audio de cada seção em uma faixa separada. Se tiver uma sessão fixa do programa, como seção de recados, mantenha em um projeto separado para te dar mais Liberdade durante a edição e no fim apenas exporte o audio para o projeto final. Ao fim da edição de cada episódio do Sem Gravidade, eu tenho algo parecido com isso no Audacity:

Conteúdo

Esse é de longe o ponto mais importante. Se estão iniciando um podcast, sejam sempre criativos e CUIDADOSOS com o conteúdo. Se não a sabe o suficiente sobre um tema, busque um livro antes de gravar. Se você é apaixonado pelo tema, então leia dois. Uma opinião mal construída é mais nociva à discussão do tema do que o silêncio contemplativo.
Existem também vários formatos de podcast. Eis os principais:
I – Crú. Só a voz dos participantes. O conteúdo é o centro do podcast. Quanto mais preparados os participantes, melhor o programa. Recomendo o Ringuebéu Cast como referência.
II – Mega editado – Piruetas sonoras e melindros dramáticos são a marca desse estilo. Difícil de fazer porque exige muito tempo de produção. Recomendo o Escriba Café como exemplo.
III – Meio-termo – Possui uma estrutura de programa com vinheta, avisos e por vezes música de fundo. Geralmente não tem muitos efeitos sonoros fora as músicas de fundo para imergir o ouvinte. Esse é o estilo do Sem Gravidade
Em qualquer um desses formatos, preparem-se e façam uma pauta. Não precisa ser nada rígido. Às vezes escrever três tópicos principais no papel já te mantem focado e em curso. Expontaneidade é diferente de relaxo. Se querem uma base fiel de ouvintes, tenham amor pelo ouvido deles.
Para quem quiser usar músicas de fundo, recomendo a Youtube Audio Library. Todas as canções de lá são Royalty Free, exigindo no máximo uma citação aos autores caso seja postado como video no Youtube.
Façam um esforço para serem constantes no lançamento dos programas. Humanos gostam de rotina e se você não for capaz de postar seus programas no mesmo dia e horário, é possível que os ouvintes buscarão alguém mais confiável.
Por fim, o mais importante é persistir. Criar uma audiencia, ser constante, diferenciado e divertido é difícil e leva tempo. Seja paciente e não desista!

Interested? Want to learn more about the community?

Learn more first
What else you may like…
Podcasts
Posts
Ep 17 - The Witcher

E nessa semana nos reunimos para falar desse jogo que nos transporta para este universo fantástico. Nos acompanhe em mais um episódio do Sem Gravidade Podcast - Pesado nas idéias e leve nas palavras.

Hosts:

  • Leo Canário no Twitter: @leosemgravidade
  • Prof. Higor no Instagram: @profhigorph
    Convidado:
  • 6k do Ringuebéu Cast
    @ringuebeu no Twitter e Instagram

Twitter do Sem Gravidade: @semgravidade_pc

Emails, sugestões e comentários: [email protected]

Ep 17 - The Witcher
Liberdade Até para Falar Nossas Origens

Um dos assuntos mais interessantes que tratamos neste programa foi justamente o primeiro. É hilário olhar para trás e perceber que começamos este podcast por acidente com o melhor tema que poderíamos pedir. A escolha foi por acaso, mas também instigada pelos tempos que vivemos. Não existe idéia mais atacada hoje pelos autoritários que a liberdade de pensamento.

Nossos antepassados trilharam um caminho árduo e pedregoso até chegar ao conceito que conhecemos hoje como liberdade de expressão. A história está recheada de idéias e figuras autoritárias, mas é pobre de exemplos quando o assunto é liberdade. E encontramos este comportamento singular tanto na realeza quanto na plebe. Quem lê Shakespeare percebe que em suas histórias a liberdade de falar o que pensa é tão cerceada pelas intrigas, maldades e sede de poder dentro do palácio quanto pelos déspotas que distorcem a autoridade em um exercício de ego sobre os mais fracos.

Somos os sortudos da história então, ...

Liberdade Até para Falar Nossas Origens
Sobre estima

É sempre melhor ser subestimado do que superestimado. Se o primeiro, as pessoas ficarão admiradas quando demonstrar seu valor; se o segundo, até sua genialidade não passará de obrigação

Capa favorita do podcast
Boa música e bons fones de ouvido

Quem sempre escutou música em fone fuleiro não faz idéia da diferença que faz. A cobertura do espectro de onda desses fones é tão pequeno que os instrumentos + altos e baixos desaparecem.

É isso msm, a maioria das pessoas escuta música pela metade e sem peso. Chimbau e baixo sempre desaparecem.

Agora eu fico pensando na frustração dos produtores que afinam cada detalhe de cada momento da música pra não ser escutado pela maioria das pessoas.

#PorFonesMelhores #CompreUmBomFone

Available on mobile and TV devices
google store google store app store app store
google store google store app tv store app tv store amazon store amazon store roku store roku store
Powered by Locals